Na guerra pela supremacia do mundo dos browsers há muito mais a considerar do que só a velocidade e a duração da bateria. O Chrome da Google continua a dominar em termos de utilização, mas a mudança do Edge para Chromium veio trazer novos argumentos à Microsoft, e a verdade é que com as últimas atualizações as novas versões dos navegadores web apresentam resultados de desempenho muito semelhantes, como nota a AnandTech na análise que hoje publica.

Mesmo assim o Edge da Microsoft mostrou-se ligeiramente acima da concorrência, superando o Chrome e o Opera por uma pequena margem em todos os testes. As diferenças não eram enormes, mas são consistentes, destacando-se também o Mozilla Firefox que marcou algumas vitórias e quase obteve a mesma pontuação do HTML5.

Com os websites a tornarem-se cada vez mais complexos, o desempenho de script do navegador continua a ser extremamente importante e na análise o site usou vários testes de script baseados na web. O Speedometer 2.0 foi um dos usados, mas também outros benchmarks mais antigos foram a teste.

Mais importante é porém a análise de desempenho com o HTML 5, consoante as especificações usadas, WebGL e IndexedDB / Web SQL. Aqui o Chrome e o Edge empatam, o que significa que, em teoria, os dois navegadores são compatíveis com mais sites, embora depois na prática isso possa não acontecer.

Melhor resultado em uso de bateria

A forma como os browsers gastam energia é cada vez mais importante, até porque muita da atividade de navegação web é feita em portáteis e em smartphones, e a bateria é um recurso crítico. No teste foi usado um  Surface Laptop 3 de 15 polegadas, com o brilho ajustado em 200 nits, e cada browser foi executado com uma carga de trabalho bastante exigente até gastar a bateria, repetindo-se o teste para garantir que não havia resultados anômalos.

Segundo a AnandTech, todos os navegadores foram testados pelo menos duas vezes, com exceção do Internet Explorer 11, que não foi testado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.