Devido às medidas de emergência que estão a ser implementadas por toda a Europa, a Comissão Europeia decidiu adiar a quarta implementação do programa WiFi4EU, que estava previsto realizar-se entre os dias 17-18 de março. O programa permitia aos municípios dos Estados-membros candidatar-se a vouchers de investimento, e devido ao vírus nem todos poderiam ter oportunidades iguais de participação.

A Comissão Europeia vai anunciar a próxima data em tempo oportuno, depois do regresso à normalidade de todos os países participantes, informou no website do programa.

De recordar que graças ao programa WiFi4EU, 84% dos municípios portugueses tiveram acesso aos vouchers de instalação das redes wireless de acesso gratuito em locais públicos, ou seja 254 já foram contemplados. Só faltavam 54 municípios nacionais que teriam nesta fase uma oportunidade de aceder a este benefício comunitário.

No total, o financiamento das autarquias que receberam os vales relativos às 3 chamadas já realizadas recebem 3,8 milhões de euros desta iniciativa, 15 mil euros para cada candidatura, destinados à instalação de redes wireless de acesso gratuito a disponibilizar em locais públicos. No total, 9.980 municípios da União Europeia já receberam os incentivos do programa WiFi4EU.

A iniciativa europeia conta com a instalação de ligações Wi-fi pública e gratuita para os cidadãos e turistas de 6.000-8.000 municípios da UE, num investimento de cerca de 130 milhões de euros.