Durante o último Google I/O, a Google anunciou que 180 países passariam a ter acesso direto ao Bard, o seu “rival” do ChatGPT. A par da China, Hong Kong ou Canadá, os países da União Europeia não fazem parte da lista de territórios onde o Bard está disponível. No entanto, a utilização de redes virtuais privadas (VPN) para contornar as limitações está a ganhar popularidade e as tendências de pesquisa no Google mostram-no.

O website VPN Overview, que realizou uma análise com base em informação do Google Trends, afirma que as pesquisas feitas no motor de busca da gigante de Mountain View pelos termos “Google Bard VPN” aumentaram 1.190% à medida que o chatbot começou a ser disponibilizado.

Já as pesquisas por “Google Bard” aumentaram 552% a nível global e as que incluem os termos “Access Google Bard” subiram 632%. O website afirma que, durante o período em análise, o Top 5 de países que mais fizeram pesquisas sobre como aceder ao Bard com uma VPN foi liderado por Portugal. Segue-se a Suíça em segundo lugar, com a Noruega a fechar o “pódio”. Os Países Baixos surgem em quarto lugar e a Itália em quinto.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Embora o website VPN Overview não indique muitos mais detalhes acerca dos parâmetros utilizados na análise, o SAPO TEK foi ao Google Trends para verificar os resultados, onde encontrámos algumas diferenças no nível de interesse ao longo do tempo e por região, se bem que Portugal aparecesse em destaque entre os países que mais pesquisaram por “Google Bard VPN”.

Google I/O 2023: Google apresenta dobrável Pixel Fold e um tablet. Tudo embrulhado em muita inteligência artificial
Google I/O 2023: Google apresenta dobrável Pixel Fold e um tablet. Tudo embrulhado em muita inteligência artificial
Ver artigo

Recorde-se que, durante o Google I/O 2023, a Google deu a conhecer que o Bard é "alimentado pelo" modelo de linguagem de grande escala PaLM 2.

O chatbot da Google, que já é capaz de dar respostas automáticas no Gmail e Docs, recebeu também um upgrade, passando a suportar pesquisa multimodal, gerando imagens, além de texto, através do Adobe Firefly. A pensar nos programadores, o Bard já aprendeu mais de 20 linguagens de programação, de Python e C++ a SQL. 

Clique nas imagens para recordar a edição de 2023 do Google I/O

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.