Os Radiohead ajudaram os fãs a criar vídeos inéditos de um concerto da banda, realizado em Agosto do ano passado em Praga, capital da República Checa. Numa altura em que muitas bandas lutam contra a distribuição gratuita dos seus conteúdos de forma não autorizada e tentam limitar ao máximo as gravações de concertos, a banda britânica deu música às imagens recolhidas por cerca de 60 câmaras amadoras.



Os fãs pretendiam criar uma vista do concerto com um número de ângulos tão diversificado quanto possível. A banda gostou do projecto e contribuiu com o som oficial do espectáculo para os vídeos, que estão agora disponíveis para visualização em streaming, ou download em vários formatos. A gravação no local também já tinha sido autorizada.



No próprio site da banda há uma referência ao projecto, apontando para o site onde é possível ter acesso ao conteúdo. Os autores da iniciativa deixam no entanto claro que, o vídeo não pode ser usado para fins comerciais.



Os Radiohead são uma das bandas em desacordo com as medidas radicais que o Governo britânico discutiu nos últimos meses, algumas entretanto aprovadas e outras abandonadas. A banda revelou-se em Setembro do ano passado ao lado de um movimento de artistas, que se juntou para defender que medidas radicais, como a privação do acesso à Internet para quem fez downloads ilegais, pode ter um efeito mais negativo que positivo na indústria.



Ed O'Brien, guitarrista da banda, referia na altura que implementar este tipo de medidas - como acabará por acontecer no país já a partir do próximo ano - será dar "início a uma guerra que não será possível ganhar".



Os Radiohead conduziram também em 2007 uma experiência pouco vulgar, ao antecipar o lançamento do álbum In Rainbows na Internet, dando aos utilizadores a possibilidade de descarregar faixas por um valor por si definido.



Quase um ano depois a banda falou dos resultados obtidos para referir que amealhou mais durante o período de pré-lançamento deste álbum, do que durante o lançamento do anterior, ainda que muitos utilizadores tenham optado por não pagar nada.