Um relatório da Sophos revela que 68% das empresas industriais atingidas por ataques de ransomware sofreram encriptação de dados. No entanto, em comparação com outras indústrias, a percentagem de empresas deste setor que utilizaram cópias de segurança para recuperar dados após um ciberataque aumentou.

No ano passado, a percentagem de empresas que usaram cópias de segurança situava-se nos 58%. Já este ano, a percentagem subiu para 73%. Apesar disso, os especialistas indicam que o setor continua a ter uma das taxas de recuperação de dados mais baixas.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Citado em comunicado, John Shier, Field CTO da Sophos, afirma que “a utilização de cópias de segurança como mecanismo de recuperação principal é encorajadora, uma vez que promove uma recuperação mais rápida”.

Embora o pagamento de resgates nem sempre possa ser evitado, o responsável detalha que “esse pagamento duplica os custos de recuperação dos ataques". "Com 77% das organizações de produção industrial a relatar perda de receitas após um ataque de ransomware, estes custos adicionais devem ser evitados e a prioridade deve ser a deteção e resposta mais precoces", enfatiza.

O relatório indica que, apesar da crescente utilização de cópias de segurança, o setor das empresas industriais registou tempos de recuperação mais longos. No ano passado, 67% das organizações demoraram uma semana para recuperar, com 33% a demorarem mais do que uma semana. Por comparação, em 2023, 55% das organizações recuperaram no prazo de uma semana.

"Os tempos de recuperação mais longos na indústria transformadora são um desenvolvimento preocupante”, sublinha John Shier, acrescentando que “o setor industrial está consistentemente no topo das organizações que necessitam de assistência para recuperar de ataques”.

Este tempo de recuperação prolongado está a ter um impacto negativo nas equipas de TI – 69% refere que a resolução de incidentes de segurança está a consumir demasiado tempo e 66% não consegue trabalhar noutros projetos", refere o responsável.