Na data em que se comemora o Dia Europeu da Internet Segura, a Comissão Europeia estabeleceu um acordo com diversas empresas de Internet com o intuito de elevar os padrões de segurança actualmente existentes nas redes sociais e sites utilizados pelos mais novos.
No total, são 17 os sites e redes sociais por toda a Europa que se juntam nesta parceria cujas propostas apontam para a colocação de sistemas de denúncia de abusos online, como é o caso do cyberbullying.
O acordo, que inclui redes como o Facebook, MySpace e YouTube e empresas como a Microsoft e Google, visa ainda que, até Abril, as medidas de segurança e de denuncia a implementar nas plataformas online dos parceiros estejam operacionais.
Viviane Reding, comissária europeia para a sociedade de informação e media refere que este acordo é "passo importante" no processo de tornar a Internet um local mais seguro para os jovens.
A mesma responsável indica que "as redes sociais têm um enorme potencial para crescer na Europa, para ajudar a nossa economia e para tornar a sociedade mais interactiva - desde que as crianças e adolescentes tenham ferramentas certas e de confiança para permanecerem seguras quando travam novas amizades ou partilham informações online".
A necessidade de implementar medidas de segurança que protejam as crianças das ameaças online tem vindo a ser cada vez mais notória. Ainda na semana passada, foi revelado que o MySpace identificou 90 mil perfis de predadores sexuais nos últimos dois anos.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários