Os números foram partilhados pelo .PT, entidade responsável pela gestão do domínio de topo português, que reconhece o recorde de novos registos no domínio de topo da internet em Portugal, sustentando uma tendência que se registou já nos últimos anos.

Desde que foi criado o domínio de topo português já foram registados 1.631.470 domínios, embora só se encontrem ativos 440 mil. 

De acordo com a informação, os meses de março (15.612) e outubro (15.656) confirmaram a tendência verificada nos últimos anos e voltaram a assinalar o maior número de registos. "Só no segundo semestre do ano, contabilizaram-se quase 76 mil novos registos em .pt, mais 12.435 do que no período homólogo, o que corresponde a um aumento de 20%", refere o .PT

Número de domínios .pt registados jan 2023
Número de domínios .pt registados até janeiro de 2023 créditos: .PT

Através do Empresa na Hora, o serviço de criação de novas empresas que inclui a atribuição de um domínio .pt, foram registados 50.249 domínios, mais 10.934 do que em 2021. Esta iniciativa faz parte do 3em1.pt que atribui a quem crie uma empresa, associação ou sucursal na hora, um pacote de serviços gratuitos, pelo período de um ano.

“Os números deixam-nos muito satisfeitos e consolidam o trabalho que o .PT desenvolve, quer na promoção de uma internet mais segura e de confiança, quer na área da capacitação e inclusão digitais. Há dez anos que o domínio .pt cresce de forma consecutiva, assumindo-se como um verdadeiro caso de sucesso entre os domínios europeus”, sublinha Luisa Ribeiro Lopes, em comunicado.

A presidente do conselho diretivo do .PT destaca ainda que “o número de registos alcançado neste ano supera os resultados dos anos de pandemia, que eram até aqui os melhores de sempre fruto da aposta de empresas e cidadãos no digital. As empresas, em particular, perceberam que têm de continuar a fazer esta transformação e a investir numa presença online para impulsionar os seus negócios”.

Registo de domínios .pt em 2022
créditos: .PT