Hong Kong é o local com o domínio que mais riscos comporta para os internautas, segundo um novo estudo da McAfee intitulado "Mapping the Mal Web Revisited". No plano inverso surge a Finlândia, apontada como o país mais seguro do mundo para navegar e pesquisar na Web.



Face à edição anterior do mesmo estudo, o domínio de Hong Kong subiu 28 posições no ranking, com 19,2 por cento de todos os sites alojados em .hk considerados como uma ameaça de segurança para os cibernautas.



A China (.cn) assume este ano a segunda posição com mais de 11 por cento dos sites classificados como perigosos. Em contrapartida, a Finlândia (.fi) substitui a Irlanda (.ie) como o domínio de topo mais seguro (0,05%), seguida do Japão (.jp).



Entre os domínios por país, a Roménia (.ro) e a Rússia (.ru) permaneceram no "Top 5" dos locais mais perigosos com 6,75 por cento e 6 por cento, respectivamente, dos seus sites qualificados como perigosos, enquanto os domínios do Japão (.jp) e da Austrália (.au) se continuam a mostrar de navegação mais segura.



O domínio genérico considerado mais perigoso no estudo de 2007 repete a proeza este ano, com 11,8 por cento de todos os sites terminados em .info a constituírem uma ameaça de segurança e a representarem o terceiro domínio mais perigoso em termos gerais. Os portais governamentais (.gov) permanecem como o domínio genérico mais seguro. O .com é o nono domínio mais perigoso em termos gerais.



O estudo mostra também que a probabilidade de transferir spyware, adware, vírus e outro software indesejados a partir da navegação online aumentou 41,5 por cento face ao ano passado.



Notícias Relacionadas:

2007-03-13 - Domínios de topo dos países nórdicos entre os mais seguros para navegar

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.