As estações de rádio com emissão digital poderão estar a infringir direitos de autor, caso não levem a cabo um conjunto de medidas, alertou a RIAA na passada sexta feira, preparando-se para iniciar uma nova campanha de protecção de direitos de autor, desta vez contra as estações de rádio com emissões digitais.



A associação norte americana, representativa das principais editoras mundiais, diz que caso as rádios não tomem medidas, os seus ouvintes poderão gravar músicas seleccionadas com qualidade semelhante à de um CD, criando uma biblioteca digital de música de forma gratuita e podendo redistribui-la via Internet.



Para evitar esta alegada forma de violação dos direitos de autor, a RIAA vai pressionar o regulador americano - Federal Communications Commission - para que sejam implementadas medidas no sentido de garantir que o formato utilizado pelos broadcasters limite as cópias e "evite que as ondas de rádio se transformem numa rede gigante de partilha de ficheiros", comparou Mitch Bainwol, CEO da RIAA em declarações citadas pela C|Net.



As restrições propostas pela RIAA, que serão entregues à FCC até à próxima quarta feira, solicitam que os ouvintes possam gravar as emissões de rádio, mas sem poderem dividir cada música individualmente. A associação pede ainda que a possibilidade de programação dos sistemas áudio para gravar determinadas músicas seleccionadas seja limitada, assim como a distribuição das faixas gravadas via Internet.



Actualmente nos Estados Unidos 300 rádios dispõem de emissão digital ou estão prestes a contar com a tecnologia que garante qualidade semelhante à de um CD às estações de rádio FM e qualidade FM para as estações de banda AM, permitindo ainda disponibilizar metadados com informação sobre artistas e as músicas em causa.



Caso a FCC aceda ao pedido da RIAA as entidades responsáveis pela transmissão do sinal de rádio terão de utilizar software que permita bloquear a gravação das emissões, uma medida que a indústria para já não apoia até perceber qual o entendimento das estações visadas e a posição da FCC.



Notícias Relacionadas:

2002-02-22 - Gabinete de direitos de autor dos EUA propõe taxas para rádios online