A ideia é assegurar às gerações futuras um testemunho tão completo quanto possível da vida a 24 de Julho de 2010. Os utilizadores do YouTube são convidados a recolher a matéria-prima que servirá de base à realização da película. Uma empresa especializada em projectos globais de larga escala assegurará que nas zonas mais remotas do mundo também existirão câmaras, para recolher momentos do dia e forma de introduzi-los no YouTube.


Kevin Macdonald, realizador de filmes como O último Rei da Escócia, que também participa no projecto fará a realização do filme, escolhendo as melhores cenas recebidos no serviço. A produção fica a cargo de Ridley Scott e a da Scott Free Productions. A estreia de Life in a Day também já está marcada e vai acontecer em Janeiro do próximo ano, no festival de cinema Sundance.


O projecto é descrito pelos envolvidos como "o primeiro documentário criado a partir da lente do utilizador" e vai dar visibilidade aos participantes, autores das melhores imagens escolhidas para integrar a versão final do filme. Os seus nomes vão surgir nos créditos da obra, identificados como co-realizadores. Vinte terão ainda lugar garantido na estreia.


"Life in a Day é uma cápsula do tempo que vai contar às gerações futuras como era estar vivo em 24 de Julho de 2010. É uma experiência única de realização e a melhor forma de garantir um leque diversificado de cenas, porque envolve a comunidade online a nível mundial", defende Kevin Macdonald citado na imprensa internacional.