A BBM Music App ficou hoje disponível para os utilizadores da loja de aplicações para BlackBerry. O software fornece acesso ao novo serviço de música da RIM, que integra o BlackBerry Messenger.

A novidade tinha, até agora, estado acessível apenas numa zona do BlackBerry App World reservado a membros inscritos para fases de teste dos produtos (beta zone), saltando agora para o espaço público da loja de aplicações.

Em teoria isto significa que todos os utilizadores dos smartphones da RIM podem aceder ao software, mas na prática este apenas estará, para já, ao alcance dos residentes na Austrália, Canadá e Estados Unidos, avança a imprensa internacional.

O novo serviço de música foi apresentado no verão, altura em que a fabricante afirmou que BBM Music estaria limitado ao Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, numa fase inicial, mas até final do ano a RIM deveria ser estendido a novas geografias.

A utilização do BBM Music implica o pagamento mensal de 4,99 dólares, que dão direito a guardar 50 temas no "BBM Music Profile" do utilizador. A aplicação para o serviço permite adicionar amigos por via da integração com o BBM, fornecendo aos utilizadores acesso às 50 músicas de cada um desses amigos.

Esta particularidade faz com o que o número de temas que cada utilizador tem acesso aumente de acordo com o número de contactos deste que fazem uso do mesmo serviço. Mas também existem limitações, como o número de faixas alojadas no perfil que cada utilizador por trocar por mês (25).

Há também um modelo de utilização gratuito, mas só permite ouvir excertos de 30 segundos dos temas.

A explicação que acompanhou o lançamento do serviço está disponível em vídeo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico