Embora já estejamos no último dia do Web Summit 2023 ainda há muito para acompanhar ao longo dos palcos do evento e, se ainda não alinhou a sua agenda para hoje, propomos 10 sessões que valem a pena assistir.

A par do papel da tecnologia na luta contra as alterações climáticas, a robótica é outro dos temas em destaque neste terceiro dia da cimeira de tecnologia e empreendedorismo. A propósito de robots, conte também com a presença de Desdemona, a “irmã” da robot humanoide Sophia, numa sessão sobre inteligência artificial geral.

Além de sessões sobre o futuro da mobilidade e das startups na Europa, o foco na privacidade não foi esquecido, seja no palco central ou nos palcos paralelos nos pavilhões da FIL.

Clique nas imagens para ver 10 sessões que não pode perder no terceiro dia do Web Summit 2023

A inteligência artificial poderá ajudar na luta contra as alterações climáticas e, no palco central do Web Summit, Melanie Nakagawa, Chief Sustainability Officer da Microsoft, vai explicar como a tecnologia está a ser utilizada para acelerar a criação de soluções concebidas para dar resposta aos desafios de sustentabilidade.

as mãos erradas, a inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês) pode ter riscos imensos. No entanto, há quem defenda que dará à humanidade a oportunidade para assegurar que ninguém terá total controlo da tecnologia. Janet Adams, COO da SingularityNET, e a robot humanoide Desdemona, “irmã” da Sophia, vão mostrar alguns dos benefícios que podem surgir quando todos participam no desenvolvimento da AGI.

Markus Villig, fundador e CEO da Bolt, junta-se a Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, para debater o futuro da mobilidade nas cidades europeias. As novas formas de mobilidade nas cidades impulsionaram as ambições para a implementação de modelos de desenvolvimento que dão prioridade às pessoas e ao ambiente. Mas como é que se assegura uma transição equilibrada?

O que é preciso para desenvolver uma startup na Europa. No palco central, Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, Ekaterina Malievskaia, cofundadora da Compass Pathways e Silvio Kutić, cofundador e CEO da Infobip vão falar sobre o lado bom, mau e feio deste processo.

A tecnologia é uma das chaves para mitigar os efeitos da crise climática, mas será necessário mais talento, mais investimento e um maior foco na sustentabilidade para alcançar os resultados desejados e Sita Chantramonklasri, fundadora da Siam Capital, e Rebecca Parsons, CTO da Thoughtworks, vão apontar algumas das áreas onde a mudanças precisa de ocorrer.

Os temas do Espaço e da sustentabilidade juntam-se na nesta sessão, onde Hélène Huby, cofundadora e CEO da The Exploration Company, dará a conhecer mais sobre os desafios e oportunidades do desenvolvimento de projetos na área de deep tech.

À medida que cada vez mais aspectos da nossa vida transitam para o mundo online, reforçar a segurança é essencial e este tema serve de mote a uma sessão onde Rob Whitehead e Marine Boulot da Improbable, darão a conhecer mais sobre o que fazer para se manter seguro na era na IA e do metaverso.

Os robots estão a tornar-se uma parte integral da força laboral e o futuro parece promissor, com avanços em áreas como IA, automação e modelos de linguagem de grande escala (LLMs) a acelerar a inovação e a aprofundar a relação com os novos colegas robóticos. Mas o que podemos esperar deles? David Reger, CEO e fundador da NEURA Robotics, explora o tema nesta sessão.

A revolução da IA parece ter chegado também às vidas amorosas. Alex Pasykov, cofundador e CEO das plataformas de Taimi e Hily, vai falar sobre a forma como as novas tecnologias estão a mudar a forma como encontramos uma futura “cara metade”, de sistemas de IA casamenteiros a encontros virtuais, sem esquecer as questões éticas.

Chelsea Manning, whistleblower no caso WikiLeaks e hoje consultora na Nym Technologies, vai estar no palco central do Web Summit, numa sessão onde a importância da criptografia na preservação da privacidade, à medida que proliferam os modelos de linguagem de grande escala (LLMs) é um dos temas em destaque.

Veja as fotos do Web Summit 2023

O SAPO TEK mudou a redação para o Web Summit e até 16 de novembro está a acompanhar tudo o que se passa na conferência e nos eventos paralelos que sempre decorrem em Lisboa. agenda é longa e há muito para descobrir dentro e fora dos palcos.

Pode acompanhar tudo no nosso especial do Web Summit 2023 e também ver a transmissão em direto do palco principal com o SAPO.