Cerca de um ano depois de ter comprado o Napster, a Roxio acaba de colocar na web uma versão experimental deste serviço de download de músicas - agora legal fruto do acordo da empresa com as maiores editoras discográficas para a reprodução na Internet de temas de artistas seus.

Com efeito, a Roxio acaba de encerrar o seu anterior serviço de música online, o PressPlay, e começou a testar uma versão beta daquele que ficará conhecido como Napster 2.0. Este site - que estará aberto ao público apenas em Novembro próximo - disponibilizará mais de meio milhão de temas que podem ser descarregados individualmente e pagos à unidade.

Quanto aos preços, devem estar ao nível do que a maioria dos serviços já existentes no mercado, ou seja, cerca de um dólar por música e 10 dólares por um álbum completo.

Para Chris Gorog, chefe executivo da Roxio, em declarações à mesma fonte, quando os utilizadores entrarem no novo Napster "estarão num ambiente onde tudo custa o mesmo, onde cada canção que seleccionaram pode ser gravada num CD ou no disco do seu computador e poderão fazê-lo múltiplas vezes sem se aperceberem das regras de utilização porque elas são muito flexíveis".

A questão da possibilidade de gravação para CD e a flexibilidade das regras de utilização - aliada ao elevado número de temas disponíveis - fazem os responsáveis da Roxio estar optimistas em relação ao sucesso do novo Napster num mercado cada vez mais competitivo em que cada vez mais empresas têm vindo a apostar.

Para Chris Gorog "este espaço ficou muito completo porque existe o reconhecimento de que este irá ser um negócio muito substancial. Facto que valida a estratégia da Roxio de entrar neste mercado".

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