O Procurador-geral russo defendeu que o país deverá criar mecanismos de censura na Internet para prevenir a proliferação de conteúdos extremistas. Ivan Sydoruk defendeu num encontro sobre legislação que a Rússia deverá desenhar um sistema de controlo que melhore a monitorização dos movimentos de extrema-direita.



"É necessário pensar num efectivo sistema de controlo para que o material publicado corresponda aos requisitos legais", escreve o Kommersant citando o responsável enquanto falava perante uma audiência de juristas.



As afirmações do responsável, citadas num dos principais jornais russos, está a levantar polémica, já que as intenções de controlo dos conteúdos em circulação na Internet são também vistas como uma forma de exercer maior controlo sobre os opositores a regime.



O jurista argumenta que o reforço da legislação teria como principal objectivo controlar os movimentos de extrema-direita que proliferam no país e que já foram alvo de nova legislação a outros níveis.



A questão é que os media são fortemente controlados pelo regime de Putin, quer ao nível da televisão, quer da generalidade dos jornais, uma política que parece estar agora a caminho da Internet contra argumentam os opositores da medida.



Notícias Relacionadas:

2007-01-22 - Grandes empresas aliam-se na luta pela liberdade de expressão online