Em comunicado, a OpenAI realça que através de uma mistura entre eventos online e presenciais, a OpenAI Academy terá disponíveis workshops, discussões e outros tipos de conteúdo digital, sobre temas que vão do "bê-á-bá" da Inteligência Artificial a lições mais avançadas sobre integração da tecnologia para engeheiros e developers.

A empresa liderada por Sam Altman explica que a OpenAI Academy começou como uma série de programas presenciais focados em programadores e utilizadores mais avançados. "Com esta nova fase estamos a expandir o acesso [à academia] para servir uma comunidade maior, incluindo educadores, professores, pessoas que estão à procura de trabalho, líderes de organizações sem fins lucrativos e donos de pequenos negócios", afirma.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

O novo hub online conta com uma biblioteca de conteúdo educacional, da qual também fazem parte materiais desenvolvidos por parceiros da OpenAI, entre organizações sem fins lucrativos e universidades.

"A procura por educação em IA é clara", afirma a tecnológica. "Pessoas de diferentes sectores, regiões e comunidades têm vontade de aprender como é que funciona a IA e como é que a podem usar nas suas vidas".

A OpenAI avança que, nos próximos meses tenciona expandir a plataforma e integrar novas funcionalidades como grupos para comunidades e conteúdo noutras línguas. além de parcerias com outras organizações e instituições a nível internacional.

"Vamos continuar a colaborar com governos para promover políticas que melhorem a literacia em IA, promovam o acesso à tecnologia e ajudem estufantes e trabalhadores a desenvolverem as competências necessárias para prosperar numa economia impulsionada por IA, fortalecendo as comunidades locais e assegurando que cada vez mais pessoas beneficiam destas tecnologias", realça a OpenAI.

(*Com Lusa)