Há cada vez mais produtos tecnológicos domésticos interligados, os chamados IoT, de diferentes marcas, cada uma com o seu próprio ecossistema de funcionamento e interligação. Nesse sentido, houve a necessidade de criar um novo padrão comum de conetividade para que todos os equipamentos inteligentes comuniquem entre si. O Projeto Matter foi criado para responder a essa necessidade, de ligar equipamentos desde lâmpadas a sistemas de segurança domésticas, através de uma nova certificação que criada.

A Google, Apple e Amazon foram os primeiros a responder positivamente ao projeto lançado pela Connectivity Standards Alliance (CSA). Depois de alguns adiamentos, o projeto Matter foi finalmente concluído e começou a ser implementado. A Apple revelou no início desta semana o suporte a ligações Matter com a introdução do iOS 16.1. Os equipamentos inteligentes de plataformas como o Apple HomeKit, o Alexa da Amazon ou o Google Home vão tornar-se mais compatíveis através da tecnologia.

Agora foi a Samsung que anunciou a funcionalidade Matter ao seu ecossistema SmartThings, permitindo o controlo integrado dos equipamentos já certificados através da sua aplicação. É mais um passo que a fabricante dá para centralizar todos os equipamentos numa única aplicação. A gigante tecnológica afirma que não só foi uma das empresas a apoiar o projeto Matter, como uma das primeiras a receber a respetiva certificação para os seus produtos.

Samsung Matter

Os seus televisores e frigoríficos Family Hub podem ser atualizados para suportar o controlador Matter, o que facilita a integração dos produtos da Samsung com os de outras fabricantes. Desde maio que a empresa está a testar um programa de acesso antecipado com parceiros, dando acesso ao seu software atualizado com o Matter.

“O Matter é o futuro, ao oferecer aos consumidores uma vasta escolha e a garantia de compatibilidade entre dispositivos inteligentes. O dia de hoje é um marco significativo para a adoção em massa de dispositivos inteligentes em casa”, refere Jaeyeon Jung, líder da SmartThings, da Samsung.

A Samsung explica que a sua aplicação SmartThings suporta uma funcionalidade chamada multi-admin, permitindo aos utilizadores controlar os seus equipamentos Matter a partir de múltiplas plataformas e aplicações. Essa tecnologia vai ser melhorada, através de uma parceria realizada com a Google, alargando a outras marcas, como a Google Nest, Eve Systems, Nanoleaf, Yale e outras.

Os primeiros equipamentos atualizados com o Matter começam pela segunda e terceira geração do SmartThings Hub e o Aeotec Smart Home Hub. Todos os hubs mantêm o suporte a equipamentos Zigbee, Z-Wave, e Local Area Network, incluindo Wi-Fi e Ethernet. Estes vao ser atualizados para permitir a integração indireta de outros equipamentos com ligações baseados em Matter.

Com este novo suporte à tecnologia, a Samsung assume o apoio aos protocolos existentes, ao mesmo tempo que quer ajudar na transição da indústria para um futuro de interoperabilidade por Matter.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.