A empresa de segurança informática McAfee revelou a lista das dez celebridades mais perigosas da Internet. Quer isto dizer que se pesquisar por algum dos dez nomes da seguinte lista, há uma hipótese significativa de aceder a um site malicioso e que pode instalar vírus na sua máquina de acesso.


[caption]McAfee Lista Celebridades[/caption]

Jimmy Kimmel é um apresentador e comediante norte-americano que tem feito uma grande aposta nos vídeos virais. Armin Van Buuren é um dos mais reconhecidos DJs a nível internacional, enquanto Ciara é uma cantora norte-americana.

À frente de cada nome os utilizadores podem encontrar a probabilidade de serem infetados quando pesquisam por essa celebridade. Por exemplo, se pesquisarem na Web por Bruce Springsteen, é possível que acedam a uma página maliciosa por cada cinco sites visitados.

“Os criminosos capitalizam o fascínio do público relativamente às celebridades para o atrairem para sites com malware, que permitem o roubo de palavras-passe e informações pessoais”, revela a McAfee EUA em comunicado.

O top 10 deste ano é dominado por homens, que ocupam seis das posições cimeiras. Desde 2008, quando Brad Pitt era o mais perigoso da Internet, que nenhum elemento do sexo masculino ocupava a posição cimeira do “isco para malware”.

No ano passado a celebridade que mais colocava os internautas em risco era Lily Collins, uma atriz e modelo norte-americana.

Num top dedicado ao mercado britânico, citado pelo The Guardian, a McAfee revela que Sheryl Cole, Jessy J, Daniel Radcliff e David Beckahm estão entre os nomes mais perigosos para se pesquisar online.

Mas caso procure por alguma destas celebridades em motores de pesquisa, sites e plataformas de vídeo, eis algumas práticas que a McAfee aconselha: visite os sites oficiais ligados a cada pessoa; use sempre software de proteção; nunca associe as palavras free download ao termo da pesquisa, pois aumenta a probabilidade de infeção de vírus; e nunca forneça credenciais de acesso.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico