Ontem ao final do dia a Microsoft começou a notificar os clientes do serviço de autenticação .Net Passport sobre novas características que pretendem melhorar a segurança e privacidade dos utilizadores, noticiou a C|net.



A empresa estava há algum tempo a trabalhar na modificação do sistema de autenticação no sentido de melhorar as suas características de segurança e privacidade dos utilizadores, que haviam já sido alvo de um alerta da Federal Trade Commission (FTC), entidade reguladora do comércio nos Estados Unidos, quanto a práticas comerciais pouco claras.



Segundo declarações de Adam Sohn, gestor de produto para a estratégia da plataforma .Net, à C|net, esta actualização do Passport não está relacionada com o recente acordo com a FTC e faz parte do plano normal de updates do serviço de autenticação em desenvolvimento.



O Passport permite uma identificação única em diferentes serviços online da Microsoft, sendo actualmente utilizado no portal MSN e no serviço de correio electrónico Hotmail, entre outros. A linha de serviços Passport inclui também o Wallet, que recolhe e armazena os números de cartões de crédito, bem como as moradas de envio e pagamento de encomendas dos consumidores e permite utilizar essa informação guardada quando se efectuam compras em sites participantes; e o Kids Passport, que permite aos pais criarem contas Passport para os seus filhos que podem limitar a recolha de dados pessoais pelos sites participantes no sistema.



As novas características agora introduzidas no Passport vão exigir aos utilizadores que validem as novas contas através do endereço de email fornecido - evitando a utilização de endereços falsos. Em termos de segurança foi também actualizado o sistema de login, que é feito através do acesso ao site www.passport.com. Um último detalhe tem a ver com o cancelamento da conta, que será facilitado com a introdução de uma nova ferramenta no espaço reservado a clientes.


As mudanças nas contas dos utilizadores estão a ser feitas, mas poderá demorar algumas semanas até que todos os subscritores tenham acesso às novas características.

Notícias Relacionadas:

2002-08-09 - Microsoft estabelece acordo com FTC sobre serviços Passport

2002-03-12 - Sun apresenta novo sistema de autenticação de identidade em rede

2001-11-06 - Microsoft admite falhas de segurança no serviço Wallet do Passport