Segundo avança a CNN Portugal, a Segurança Social foi alvo de um ciberataque. O alerta foi enviado por email pelo Instituto de Informática aos funcionários da Segurança Social, onde foi apelada a sua compreensão e pedido para cumprirem todas as ações de proteção que sejam solicitadas, citou o canal o respetivo email que teve acesso.

Até ao momento ainda não foi apurado os factos que indiciem se houve acesso indevido aos dados dos cidadãos ou empresas. Também não foi identificado o dia concreto do ciberataque, mas confirmou-se que houve intrusão intencional e maliciosa na rede informática da Segurança Social, refere o canal.

É referido que o Instituto de Informática já desencadeou os procedimentos adequados para este tipo de ocorrências e está a colaborar com o Centro Nacional de Cibersegurança, Polícia Judiciária e especialistas de cibersegurança para garantir a segurança dos dados e do sistema informático, prometendo atualizar a evolução da situação assim que possível.

Segundo apurou a CNN Portugal, apesar de não se saber a data concreta do ciberataque, a intrusão foi recente e ainda está em análise. O website da Segurança Social já está a funcionar sem problemas.

Nota de redação: O SAPO TEK pediu mais informações sobre o caso ao Centro Nacional de Cibersegurança e ainda está a aguardar. Última atualização: 11h51.