O Senado americano está a discutir a introdução de nova legislação de combate ao phishing. O novo enquadramento legal proposto pelo Senator Patrick Leahy prevê penas de prisão até cinco anos e multas até 250 mil dólares para indivíduos que desenhem sites de Internet falsos com o propósito de roubar informação alheia, como números de cartões de crédito, códigos de acesso a contas bancárias.
O Anti-Phishing Act of 2005 actua sobre os sites falsos que pretendem induzir o utilizador em erro, mas também sobre as mensagens que conduzem o utilizador a esses sites e que se apresentam como mensagens enviadas pelos bancos. A mesma legislação contempla ainda situações em que os spammers redireccionam o browser do utilizador para determinados sites, tomando o seu controlo, avança a PC World.
A proposta de legislação é idêntica a uma proposta apresentada ao Senado no ano passado, mas entretanto recusada e dá aos investigadores instrumentos legais para agir antes da fraude propriamente dita acontecer, podendo mesmo evitá-la.
Nos últimos seis meses do ano passado o número de mensagens de phishing detectadas aumentou 42 por cento e o número de sites daquele tipo 47 por cento (só em Janeiro), segundo números do Anti-Phishing Working Group.
Notícias Relacionadas:
2004-08-27 - Ofensiva americana contra cibercrime resulta em mais de 100 detenções
2003-07-23 - Novas formas de cibercrime preocupam autoridades norte-americanas
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pode usar o carregador do smartphone nesta e-Bike. Ampler Nova chega em junho à Europa -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Gostou do efeito metal líquido do logo da Apple na apresentação do iPhone 16e? Pode replicar o estilo -
How to TEK
Criou uma prompt fantástica no Copilot? Já pode partilhar o resultado através de um link
Comentários