No início do ano, o Movimento pela Utilização Digital Ativa (MUDA) lançou a 3ª edição do “Mudar é Ganhar”, o concurso lançado em 2019 para incentivar os portugueses a serem mais digitais e onde os participantes podem habilitar-se a ganhar prémios ao ativarem os códigos recebidos por cada serviço digital a que aderem.
Depois de revelar os códigos vencedores em maio, o MUDA entregou hoje o grande prémio da edição de 2021, um Renault CLIO Intens E-TECH Híbrido 140, num evento onde marcam presença Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da Associação da Economia Digital (ACEPI) e do MUDA, assim como João Epifânio, Chief Sales Officer B2C da Altice Portugal.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre a entrega do prémio da 3ª edição do concurso "Mudar é ganhar"
Durante três meses, mais de 1 milhão de participantes puderam registar os códigos gerados por cada ação realizada nas mais de 20 entidades aderentes, participando através de serviços que vão de compras online à adesão a newsletters, passando ainda pelo download de aplicações.
O código vencedor do prémio principal foi conquistado por Daniela Saltão ao adquirir na loja online do MEO uma camisola de Miguel Oliveira, piloto de Moto GP e também embaixador do MEO. A admiração do seu companheiro pelo piloto rendeu a Daniela Saltão o código que viria a sagrar-se vencedor da edição de 2021 do concurso promovido pelo MUDA.
Antes da entrega do prémio a Daniela Saltão, João Epifânio afirmou que são vários os indicadores da concretização dos objetivos do MUDA, dando seguimento às palavras de Alexandre Nilo Fonseca, que antes tinha destacado que o concurso tem dado provas em matéria de digitalização da população portuguesa.
O responsável enfatizou que os objetivos da Altice Portugal, com o seu core business de “ligar as pessoas”, o qual se materializa em múltiplos projetos e iniciativas, se enquadra com o próprio objetivo do movimento. “Há todo um propósito que nos liga ao MUDA”, realçou.
Já Daniela Saltão admitiu, após a entrega do prémio, que quando ela e o seu companheiro, ambos "grandes fãs" de Miguel Oliveira, fizeram a compra, não tinham a ideia de que viriam a ganhar o prémio e, quando receberam a chamada por parte do MUDA ficaram incrédulos.
Para a vencedora, o prémio reveste-se também de um significado especial. "Eu sou profissional de saúde e este último ano e meio tem sido muito difícil e acreditar que quando fazemos o bem acaba sempre por vir alguma coisa que nos ajuda e que nos dá um pouco mais de energia para levar isto a bom porto", revelou.
Em declarações ao SAPO TEK, Alexandre Nilo Fonseca explicou que, no que toca a planos para o futuro, o MUDA tem novas iniciativas "na calha", além de tencionar continuar a realizar mais edições do concurso "Mudar é ganhar", tendo sempre em conta o objetivo de tornar Portugal mais digital.
"Obviamente, uma das nossas grandes preocupações é a de que, apesar de ter havido uma evolução grande no número de pessoas que nunca tinham utilizado a Internet. Quando o MUDA começou era mais de um quarto da população. Os últimos números referem que, no ano 2020, esse número terá baixado para 18% (...) e nós continuamos quase dois milhões de portugueses que nunca utilizaram a Internet", detalhou o responsável.
"O nosso grande desafio, e que vamos anunciar em breve, é um programa chamado «Eu sou Digital» e que tem como objetivo trazer um milhão de portugueses que nunca utilizaram a Internet" para o mundo digital "até 2023", afirma Alexandre Nilo Fonseca.
O programa nacional "Eu sou Digital" promete ajudar quem nunca acedeu à Internet a dar os primeiros passos, e o presidente do MUDA avança que existirão mais de 1.500 locais estas pessoas poderão aprender a ganhar competências online. Alexandre Nilo Fonseca indicou também que o programa pretende formar milhares de mentores que ajudarão a cumprir o objetivo proposto.
Além do prémio principal, foram também sorteados mais de 5.300 prémios na edição de 2021 do concurso “Mudar é ganhar”, entre vales de compras, de combustíveis, de internet móvel, assinaturas dos media ou estadias em hotéis.
O MEO e o SAPO, ambos marcas da Altice Portugal, são duas das mais de 40 instituições e empresas nacionais que integram o MUDA, uma iniciativa com a missão de contribuir para o aumento do número de portugueses com competências digitais, de modo a tornar Portugal numa sociedade mais desenvolvida, inclusiva e participativa.
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização 14h01)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários