Os projectos de e-Government portugueses foram mais uma vez distinguidos a nível internacional. A Rede Comum do Conhecimento e o Projecto Simplex acabam de ganhar o primeiro e segundo lugares do United Nations Public Service Award, que distingue as melhores práticas de entidades da administração pública.

Portugal foi distinguido no grupo de países Europa e América do Norte, recebendo o primeiro lugar na categoria para Fomentar a gestão do conhecimento na Administração pública com a Rede Comum do Conhecimento.

Esta plataforma electrónica foi lançado em 2008 pela Agência para a Modernização Administrativa e integra mais de 190 serviços públicos, da administração central e local portuguesa e de países de língua e expressão portuguesa, como o Brasil e Cabo Verde.

O site dispõe de mais de 300 boas práticas e mais de 200 documentos sobre temas como a 'Inovação na gestão', a 'Administração electrónica' ou a 'Qualidade', oferecendo ainda uma área colaborativa, onde diversos grupos de trabalho partilham os documentos e conteúdos relevantes destas iniciativas.

O Programa Simplex foi distinguido com o segundo lugar na categoria "Promover a participação na definição das políticas públicas através dos mecanismos inovadores", que destaca especialmente a Ideia Simplex e Consulta Pública.

Desde 2006 o Programa já concluiu mais de 1.100 medidas que resultam da colaboração entre diferentes serviços da Administração central e local, envolvendo 121 Municípios.

As consultas públicas, iniciadas em 2007, permitiram envolver também nas sugestões de medidas os cidadãos e empresas, mas os funcionários públicos são também convidados a participar, fazendo nascer a "receita médica electrónica" e a "desmaterialização dos recibos de vencimento dos funcionários públicos", que dispensam papel e agilizam procedimentos, duas de entre mais de 900 ideias submetidas em duas edições do concurso Ideia.Simplex.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.