Chama-se "Simulador Menos Resíduos" e foi criado para a Agência Nacional do Ambiente pela Viatecla, com o objectivo de analisar os comportamentos e atitudes do consumidor em relação aos resíduos urbanos.

Este simulador traduz-se numa aplicação interactiva que irá sugerir orientações para comportamentos mais sustentáveis e elucidar os cidadãos sobre as consequências das práticas menos amigas do ambiente.

A tecnologia será apresentada oficialmente esta sexta-feira, 26 de Novembro, em Lisboa, no decorrer da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, e vai contar com um endereço próprio na Internet - o http://simula-residuos.apambiente.pt.

As tecnologias de simulação para efeitos didácticos e de sensibilização são, na opinião de Pedro Seabra, CEO e partner da Viatecla, um recurso cada vez mais habitual, apresentando-se como "um dos caminhos mais eficazes para atingir resultados e alterar comportamentos", refere num comunicado enviado à imprensa.

Em Portugal já existem outros simuladores na área da energia e do ambiente, como por exemplo o Casa+, um mecanismo interactivo que analisa as características energéticas das habitações da responsabilidade da Agência para a Energia.

Este simulador, adaptado às características climatéricas e de construção de Portugal, é um ecrã que interage com o utilizador, solicitando-lhe informações que permitem caracterizar o consumo energético da sua casa, como por exemplo o ano de construção, o número de divisões, a região onde está implantada ou o número de pessoas que nela vivem. Depois de analisados estes dados, são sugeridas alterações ao nível dos materiais e equipamentos instalados, de forma a melhorar a eficiência energética da residência