(Atualizada) Uma nova aplicação para iPhone e Android vai permitir aos visitantes dos Parques da Pena, Monserrate e Capuchos, em Sintra, serem avisados quando passam por pontos de maior interesse e obterem informação mais detalhada, sob a forma de vídeo, fotografias, áudio e texto.

A aplicação, designada Talking Heritage, tira partido de identificadores de rádio-frequência (RFID) e de códigos 2D (QR Codes) para informar o utilizador de que está a passar por um local considerado particularmente interessante. "O texto é vocalizado, dando a ilusão de que 'a natureza fala com o visitante', proporcionando maior proximidade e interatividade entre o visitante e os locais percorridos", afirmam os responsáveis pela iniciativa.

"Os itinerários foram definidos com base em habitats ou exemplares selecionados e etiquetados com identificadores de rádio-frequência e QR Codes", explica a Parques de Sintra, que vai disponibilizar a novidade a partir da próxima segunda-feira, 13 de agosto.

O lançamento insere-se no âmbito do projeto BIO+Sintra, que visa promover a participação ativa do público na conservação dos valores naturais da Serra de Sintra e dar a conhecer as relações causais entre as atividades diárias, as emissões de carbono, as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.

"O visitante conseguirá captar aquilo que normalmente os seus olhos não veem e ficará a conhecer um outro lado menos conhecido de Sintra. A ideia é que cada pessoa possa realizar os passeios à mercê da sua curiosidade, acompanhada por uma série de valores naturais que a vão surpreender ao falar com ela", afirma Maria Inês Moreira, coordenadora do projeto BIO+Sintra, citada no comunicado de imprensa.

Além da aplicação móvel está em preparação um jogo para promover a redução da pegada ecológica. O título, que convida o jogador a "vestir a pele de um gestor de um parque natural", ficará disponível tanto nos quiosques multimédia que estão a ser colocados na vila como online, como no site da iniciativa e na página do projeto no Facebook.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com informação sobre a disponibilização da aplicação para plataformas Android, posteriormente fornecida pela Parques de Sinta.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.