Estas são tristes notícias para aqueles que viam no Torrentz.eu uma fonte (não propriamente legítima) dos mais variados ficheiros e conteúdos, de filmes e séries a álbuns de música e livros, por exemplo.

O Torrentz, que deu por terminada a sua jornada há apenas algumas horas, é a mais recente fatalidade num longo, incessante e necessário combate à pirataria informática. O produtor de torrents KickassTorrents também foi forçado a encerrar o seu website no passado mês de julho, relembramos.

No entanto, o Kickass produzia efectivamente os ficheiros torrent, ao passo que o Torrentz somente os agregava e distribuía. Mas tanto um como o outro site estavam envolvidos em actividades ilícitas, pelo que chegou agora da parte das autoridades competentes a ordem de encerramento para o projeto, que estava ativo há mais de 13 anos.

De acordo com as informações de vários websites internacionais, as razões do encerramento são ainda desconhecidas, mas acaba por não ser complicado “adivinhar” quais foram, dada a atividade a que o site se dedicava.

Os governos, nomeadamente o norte-americano, têm demonstrado um compromisso resoluto no combate à pirataria online e os websites de downloads ilegais estão no topo da lista das autoridades cibernéticas.

Os utilizadores do Torrentz podem manter a esperança, contudo, considerando que quando um destes websites é desativado, outros dois surgem para dar continuidade à sua “missão”, por assim dizer.

[caption][/caption]

Os portugueses que tentarem aceder ao site Torrentz.eu serão confrontados com a mensagem "A página a que pretende aceder encontra-se bloqueada na sequência do cumprimento de ordem judicial ou administrativa", tal como tem acontecido com outros endereços bloqueados recentemente pelo IGAC e pelas mesmas razões.