Os utilizadores do Slack com planos gratuitos vão deixar de conseguir recuperar o acesso a mensagens trocadas na plataforma com mais de um ano. A empresa vai passar a apagar estes conteúdos. Atualmente, a versão gratuita da aplicação já só permite recuperar mensagens e arquivos enviados nos 90 dias anteriores, mas se o cliente migrar para um plano pago consegue recuperar todo o histórico.

A partir de 26 de agosto, a política de manutenção dos dados é alterada e o histórico associado a contas gratuitas que permanece guardado passa a ser de 365 dias. O histórico do último ano ainda assim só é desbloqueado se o utilizador migrar para um plano pago. Na versão gratuita mantêm-se disponíveis apenas as mensagens dos últimos 90 dias.

Um utilizador da versão gratuita do serviço que migre para um plano pago antes de 26 de agosto, ainda tem acesso a todo o histórico de conversações na plataforma, troca de documentos e outros conteúdos, sem restrições. Para quem já usa uma versão paga do serviço não há alterações.

Com esta alteração, o Slack consegue libertar o espaço de armazenamento que tem de reservar para os clientes do serviço e vai ainda incentivar a migração para os planos pagos. Em 2022, a empresa detida pela Salesforce já tinha feito uma alteração no mesmo sentido. Até setembro desse ano, os utilizadores da versão gratuita mantinham acesso às últimas 10 mil mensagens e aos últimos 5GB de arquivos enviados. Depois dessa altura entrou em vigor a atual política, que mantém acessíveis os últimos 90 dias de mensagens, independentemente do tamanho ou quantidade.

Em Portugal, o Slack está disponível com planos a partir de 6,75 euros por utilizador. Este valor é mensal e aplica-se a planos anuais. A empresa disponibiliza outros pacotes com preços diferentes e diferentes funcionalidades integradas, incluindo assistência com ferramentas de IA generativa.

Em abril, estes recursos de GenIA passaram a estar disponíveis em todas as versões pagas no serviço e em mais línguas. Integram funcionalidades como um novo recurso de recapitulação, que disponibiliza um resumo matinal diário dos canais que um utilizador deseja seguir ou pesquisa de respostas personalizadas. O assistente de IA pode também ajudar a resumir conversas que geram destaques de canais e tópicos acessíveis. Com esta ferramentas os utilizadores conseguem acompanhar as mensagens não lidas, resumir os últimos sete dias ou definir um intervalo de datas personalizado para resumir.

A Salesforce garantia em abril que já tinham sido poupadas, em média, 97 minutos por utilizador e por semana com a utilização da IA do Slack, para encontrarem respostas, extraírem conhecimento e gerarem ideias, de acordo com uma análise interna.