A Smithsonian Institution acaba de disponibilizar ao público cerca de 2,8 milhões de imagens de alta resolução. As figuras, em 2D e 3D, vão poder ser consultadas e descarregadas de numa nova plataforma online.

O material provém de 19 museus Smithsonian, nove centros de investigação, bibliotecas, arquivos e jardins zoológicos.

São 40 mil obras de arte do museu Smithsonian e pode vê-las online
São 40 mil obras de arte do museu Smithsonian e pode vê-las online
Ver artigo

A instituição está a encorajar o público a consultar os materiais e a utilizá-los da maneira que quiser, uma vez que a coleção está disponível sob uma licença Creative Commons Zero, o que remove todas e quaisquer restrições ou direitos de autor que pudessem limitar a reutilização das imagens.

A coleção inclui exemplos tão distintos quanto um modelo tridimensional da abelha Eulaema, retratos da jornalista Ida B. Wells ou fotografias do avião com que Amelia Earhart sobrevoou o Atlântico. Ao todo, estão aqui compreendidos quase dois séculos de dados científicos e o Smithsonian afirma que esta iniciativa é apenas o princípio de um projeto que deverá continuar a ser alimentado no futuro - em 2020, a instituição espera conseguir levar mais 220 mil imagens para a plataforma, mas há mais 155 milhões de exemplares que poderão vir a ser integrados na coleção.

"A escala desta base de dados interdisciplinar é surpreendente", disse Simon Tanner, especialista em cultura digital e professor no King's College, em Londres. "Esta iniciativa tem um âmbito de conteúdos que atravessa ciência e cultura, espaço e tempo, de uma forma que nenhuma outra coleção conseguiu ou conseguirá. Trata-se de um contributo imenso para o conhecimento humano", afirmou.

A plataforma Smithsonian Open Access já está disponível e pode consultá-la através deste link.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.