Os serviços de partilha de ficheiros Snapchat e Facebook Poke, que prometem apagar fotografias e vídeos enviados em dez segundos ou menos, têm uma falha que permite guardar os vídeos teoricamente "eliminados".

Os dois softwares criam cópias locais dentro do smartphone e qualquer utilizador com uma aplicação de gestão de pastas e ficheiros consegue aceder aos vídeos. No Snapchat os ficheiros estão dentro da pasta da app numa localização chamada "tmp", enquanto no Poke é preciso ir um pouco mais fundo: "library/caches/fbstore/mediacard".

A aplicação do Facebook parece ser mais segura que o Snapchat no sentido da "autodestruição", pois os ficheiros são removidos depois de serem visualizados no telemóvel. Mas enquanto não forem vistos, ficam armazenados na localização indicada. No caso do Snapchat, mesmo depois de visualizados, ficam disponíveis na pasta "tmp".

As empresas esforçam-se por criar ferramentas de segurança, como o envio de um alerta sempre que um destinatário tira uma captura de ecrã ao conteúdo enviado e que nunca mais deveria ser reproduzido. Os dois serviços garantem que os ficheiros são inclusive apagados dos servidores das empresas.

O criador do Snapchat, Evan Spiegel, em declarações ao Buzz Feed mostrou-se um pouco fatalista ao lembrar que independentemente das atualizações que sejam feitas, alguém vai sempre encontrar uma forma de guardar os ficheiros. "As pessoas que mais desfrutam do Snapchat são os que abraçam o espírito e intuito do serviço", acrescentou.

O Facebook também reagiu, de forma mais séria, e deu garantias de que uma atualização para corrigir o problema deverá chegar dentro de pouco tempo. A empresa de Mark Zuckerberg endereçou ainda um aviso que resume bem os perigos associados à utilização deste tipo de aplicações, como por exemplo, para a prática de sexting:

"As pessoas também podem tirar uma foto da foto que é enviada, ou fazer um vídeo do vídeo, com outra câmara. Por causa disto, as pessoas devem sempre pensar naquilo que estão a enviar e partilhar essa responsabilidade".


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico