Os satélites de internet da Starlink têm como objetivo principal conectar as zonas mais remotas do planeta, fornecendo serviços em áreas de difícil acesso. O seu serviço foi colocado à prova na Ucrânia, com o fornecimento de terminais para manter o país conectado durante a guerra com a Rússia. Agora a SpaceX fechou o seu primeiro contrato para equipar aviões com terminais da Starlink e fornecer aos passageiros acesso Wi-fi.

Segundo avança a Reuters, a empresa de Elon Musk tem feito contactos com as companhias aéreas para o fornecimento de internet a bordo dos aviões. Trata-se de um ponto-chave na estratégia de negócio da empresa, na oferta de conetividade a clientes empresariais, além das zonas rurais de planeta com acesso limitado. O primeiro contrato foi feito com a JSX, uma empresa semiprivada de serviços de jatos e consiste em equipar 100 aviões com terminais Starlink.

O primeiro avião conectado aos satélites Starlink será testado no final do ano. “Os nossos clientes perguntaram-nos repetidamente para quando iríamos oferecer Wi-fi a bordo e a nossa resposta foi quando recebêssemos o melhor produto do mundo. Hoje, estou orgulhoso de dizer que encontrámos e que a espera por Wi-fi na JSX está quase a acabar”, salientou o CEO da empresa, Alex Wilcox.

A empresa disse que o serviço de internet disponível a bordo não terá custos para os seus clientes, refere a empresa em comunicado, acrescentando que “não será preciso autenticações ou outras formas complexas associadas aos habituais serviços Wi-fi”. Os clientes só têm de se ligar à rede disponível a bordo e usufruir da conetividade.

A SpaceX recebeu autorização recentemente da FCC para operar internet via Starlink nos aviões, tendo previamente testado a sua rede em alguns jatos da Gulfstream, assim como outros aparelhos militares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.