Este domingo ficou registado mais um recorde para o Falcon 9 da SpaceX, depois da conclusão com sucesso, do envio ao espaço de mais 60 satélites da constelação Starlink. É a nona vez que o foguetão é lançado ao espaço com recuperação bem-sucedida do First Stage, aterrando no barco drone Of Course I Still Love You, no oceano Atlântico. Anteriormente, este mesmo Falcon 9 suportou o lançamento da Crew Dragon Demo-1, a constelação RADARSAT, o SXM-7 e ainda cinco missões anteriores dos satélites Starlink.

A SpaceX tem autorização para lançar 12.000 satélites (num total previsto de 42.000) para servir internet mais barata, mas sobretudo garantir a conetividade nas áreas rurais e com mais dificuldade em aceder aos serviços online. Até agora, a empresa já colocou mais de 1.000 satélites em órbita, mas os lançamentos parecem agora intensificar-se, estando já marcado o próximo para o dia 21 de março, a partir do Cabo Canaveral, caso as condições meteorológicas sejam favoráveis. Na semana passada, na quinta-feira, outro Falcon 9 tinha transportado mais 60 satélites para a órbita da Terra.

tek starlink

Através dos satélites já em órbita, a Starlink já disponibilizou um programa beta para cerca de 10 mil utilizadores. O starter kit é composto por um router e uma antena, com um preço de 499 dólares, e uma subscrição mensal de 99 dólares. A empresa promete velocidades de ligação até 130 Mbps. No mês passado, o serviço de teste foi expandido para outras regiões dos Estados Unidos, o Canadá, e para já, na Europa, apenas o Reino Unido já está ligado aos serviços da rede Starlink. A empresa espera obter uma cobertura global da sua rede durante 2021.

Para além do uso doméstico da rede de internet via Starlink, os planos da empresa passam pela oferta de serviços a utilizadores que necessitem de conetividade online quando estão em movimento. Os automóveis Tesla podem ser os primeiros a usufruir de internet, mas também prevê alargar a oferta, por exemplo, aos passageiros a bordo dos aviões.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.