A PandaLabs identificou uma nova forma de spam, utilizada para promover as acções de algumas empresas no mercado. O objectivo é aumentar a cotação de determinadas acções adquiridas por particulares.



Num dos casos de spam financeiro analisado pela empresa de segurança, o valor das acções de determinada empresa, mencionada na mensagem electrónica, subiu consideravelmente durante alguns dias, tendo mesmo aumentado 12 por cento do espaço de 24 horas.



Uma das formas de verificar a veracidade da mensagem consiste na ligação do assunto do email ao conteúdo realmente recebido, já que, no caso do spam financeiro, estes dois pontos dificilmente têm que ver um com o outro. O objectivo deste sistema é contornar os filtros anti-spam do computador.



Paulo Silva, director técnico da Panda Software, afirma que esta nova técnica parece ser eficaz e que, possivelmente, existirão duas fontes para a sua difusão: "ou a empresa está a tentar por si aumentar o valor das suas acções, ou, o mais provável, os particulares que adquiriram acções a baixo preço procuram um lucro rápido com a sua venda".



Em comunicado de imprensa o responsável refere que estas mensagens demonstram como o mercado financeiro pode ser manipulado através da Internet, dizendo que "não será de estranhar que no futuro sejam utilizados ataques desta natureza, não só para lucros directos mas como uma arma contra empresas".

Notícias Relacionadas:

2006-10-02 - Computadores portugueses estão entre os mais afectados por redes bot

2006-09-16 - Ataques de phishing contra clientes da CGD são mais sofisticados