A Amazon anunciou o lançamento do Spark, uma nova funcionalidade social que deverá dinamizar as vendas nas suas plataformas.

Esta opção vai começar por chegar primeiro aos subscritores do programa premium da empresa, o Prime, e servirá para encorajar vendedores e compradores a partilharem fotografias e vídeos dos seus produtos, adaptando assim parte da filosofia por detrás do Pinterest.

tek amazon spark
tek amazon spark

Os utilizadores do Spark vão ter acesso a um feed social, semelhante ao que já existe em muitas redes sociais, e aí vão poder começar a aplicar tags aos produtos exibidos que estão disponíveis para adquirir na Amazon. Estes vão depois traduzir-se em links diretos para as páginas de compra.

As publicações ficam ainda abertas ao escrutínio de outros utilizadores que vão poder reagir a estas com "smiles".

"Criámos o Spark para fazer com que os nossos clientes descubram e comprem histórias e ideias de uma comunidade que partilha gostos semelhantes", explicou uma porta-voz da empresa. "Ao visitarem o Spark, os utilizadores terão de escolher pelo menos cinco temas de interesse para seguir e o sistema vai criar um feed automaticamente com conteúdos relevantes que tenham sido publicados por outros utilizadores. Os clientes depois podem fazer compras diretamente no seu feed ao clicar nos links e nas fotografias identificadas com um pequeno ícone de um saco".

A funcionalidade está disponível nos EUA desde a passada terça-feira para iOS. A Amazon convidou influencers digitais e bloggers para começar a dinamizar a plataforma com os primeiros posts.

tek amazon
tek amazon

Citados pela Reuters, os primeiros utilizadores do Spark dizem que este é o "resultado do cruzamento entre o Instagram e o Pinterest, com um toque de e-commerce". O TEK ainda não teve a oportunidade de testar, mas a ideia parece útil. Tanto o Pinterest como o Instagram têm sido invadidos por marcas e lojas que já ligam as suas publicações a páginas externas onde é possível adquirir os produtos exibidos, mas a possibilidade de realizar a compra no mesmo sítio onde vemos o produto suprime o passo de visitar outra página para o efeito.