Para além de poderem promover e disponibilizar a sua música nas suas páginas do Spotify, os artistas podem também vender o seu merchandising, indicar datas de concertos e, em breve, promover NFTs. A novidade foi dada pelo portal Music Ally que adianta que a opção já está disponível para um grupo selecto de músicos norte-americanos. O DJ e produtor Steve Aoki foi um dos primeiros artistas a testar a funcionalidade.

A tecnologia ainda não está a funcionar em todas as versões da app e apenas alguns utilizadores da versão Android conseguirão ter acesso à mesma. Escreve o Music Ally que para ver os NFTs de um artista basta ir à sua página e fazer "scroll" para lá da lista de músicas. Aí, aparecerá uma galeria de NFTs. Ao clicar num, verá uma versão maior do mesmo, bem como um submenu com detalhes adicionais e um link que o remeterá para a página OpenSea do NFT, onde o poderá adquirir.

Em declarações ao site, o Spotify confirmou estar "a conduzir testes que poderão ajudar artistas a promover a sua oferta" no segmento dos NFTs. "Conduzimos testes com frequência por forma a encontrar novas funcionalidades que melhorem as experiências dos nossos artistas e fãs", rematou o porta-voz.

Ucrânia está a vender a timeline da invasão como NFT e pode encaixar fundos para apoiar o esforço de guerra
Ucrânia está a vender a timeline da invasão como NFT e pode encaixar fundos para apoiar o esforço de guerra
Ver artigo

É importante recordar que alguns destes testes podem ser o início de algo mais, ao passo que alguns nunca passam disso mesmo. No entanto, dado o recente investimento que as tecnológicas têm feito nos NFTs, é muito provável que o Spotify se junte também à tendência, especialmente quando existem tantos artistas a lançar os seus próprios tokens.

Mais convém referir que as vendas no mercado dos NFTs caíram mais de 90%, desde setembro do ano passado. O número de carteiras ativas desceu 88% no mesmo período.