
A VetNetwork é uma startup recente que ainda está a dar os primeiros passos na conquista do mercado veterinário. Fundada em agosto do ano passado a empresa só viria a lançar o seu primeiro produto alguns meses mais tarde, em novembro. O site online, com o mesmo nome da empresa, é uma plataforma de networking de nicho que está a ser complementada com outras apostas, como a dos mercados móveis.
Na VetNetwork a ideia é reunir os profissionais da veterinária e os centros de atendimento veterinário. Desta forma todos podem estar ligados ao meio no qual trabalham e estabelecer contactos; fazer networking. Bruno Farinha, um dos membros do projeto, contou ao TeK que sentiu a necessidade de ter uma plataforma do género enquanto profissional da veterinária e que fosse focada na área.
"Até aqui os contactos eram feitos sobretudo boca a boca", explica o parceiro de negócio da VetNetwork. Na plataforma Web é possível criar um perfil, de profissional ou de estabelecimento, e também é possível encontrar oportunidades de emprego na área.
Todos os dados conseguidos servem depois para alimentar a aplicação VetApp, um software para iOS e que está também a caminho do Android, que funciona como um bilhete de identidade dos animais. Qualquer dono pode ter à distância de um clique todas as informações relevantes do cão, gato, pássaro ou lagarto que tem como animal de estimação.
Mas o elemento diferenciador da aplicação está na integração e também nas capacidades multimédia. O utilizador pode, por exemplo, criar uma timeline para o seu animal, escrevendo notas de recordação e fazendo-as acompanhar por fotografias.
Depois há a possibilidade de o utilizador associar-se a um centro de atendimento que depois de escolhido, passa a enviar notificações sobre quando deve levar o cão para uma análise ou para as vacinas por exemplo. A VetApp garante ainda contacto direto com o centro de atendimento escolhido, havendo até informação geográfica do caminho que deve seguir para chegar à clínica veterinária da forma mais rápida e curta possível.
A aplicação foi demonstrada em primeira mão no Pet Festival do passado fim de semana, 1 e 2 de fevereiro, na FIL em Lisboa. "A receção das pessoas foi muito, muito boa", recorda Bruno Farinha.
A presença na feira ajudou a garantir os primeiros utilizadores para a aplicação e atualmente já existem 600 utilizadores registados. Na VetNetwork são até agora 100 os profissionais com perfil e 25 os estabelecimentos com presença. Até ao final de março o registo e utilização da plataforma é gratuito, mas depois será necessário pagar pouco mais de 30 euros por mês para ter acesso ao serviço Web - é desta forma que a empresa tenciona rentabilizar o projeto. A utilização da aplicação é completamente gratuita.
Nota de redação: acrescentada informação para clarificar que apenas o serviço VetNetwork vai ser pago e que a aplicação móvel vai sempre funcionar num modelo gratuito
Rui da Rocha Ferreira
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários