Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Nazaré, Évora, Albufeira e Lagos serão alguns dos pontos de paragem do "percurso" de recolha de fotos a 360º, segundo anuncia a Google num comunicado dirigido às redações.

A gigante da Internet refere que, "como sempre" vai assegurar "todas as questões associadas com a privacidade", durante o processo de captura das imagens e da sua publicação.

"Não só serão aplicadas 'máscaras' a todas as caras e chapas de matrícula presentes nas imagens, como os utilizadores poderão, a qualquer altura, solicitar a remoção de uma determinada imagem, bastando reportar o problema diretamente a partir da página com imagens StreetView que está a visualizar", sublinha-se.

O TeK contactou a CNPD para apurar se aquela entidade recebeu alguma nota por parte da Google sobre as suas intenções, mas até agora não obteve resposta

Além de Portugal, as equipas do StreetView estão iniciar a recolha de novas imagens em outros locais de Europa. A Google refere que o esforço de atualização do serviço de mapeamento surge na sequência de várias solicitações por parte dos utilizadores do Google Maps, individuais e empresariais, e nomeadamente por parte de autoridades turísticas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico