O novo comissário europeu para a Sociedade da Informação, Olli Rehn, defende que é preciso simplificar os objectivos definidos na Estratégia de Lisboa para que esta volte à ordem do dia e produza resultados concretos.



O responsável considera que deve ser dado um maior enfoque às políticas que promovam o crescimento e o emprego, ao invés de agir de forma condicionada às dezenas de indicadores criados para medir os progressos na implementação da Estratégia e analisar cada país.



O novo comissário considerou ainda, num encontro informal com os recém eleitos membros do Parlamento Europeu, que as instituições europeias têm caminhado no sentido dos objectivos definidos neste âmbito (da Estratégia), mas que ao nível das instituições nacionais os progressos são bem menos visíveis.



Olli Rehn acrescentou que a melhor resposta à crescente concorrência asiática não é o proteccionismo, mas a investigação e inovação, acompanhada de uma diminuição da burocracia a que estão sujeitas as Pequenas e Médias Empresas (PME) da União.



Na sua intervenção o Comissário salientou ainda a importância de implementar serviços digitais como o elearning ou a esaúde e defendeu uma acção que privilegie três pontos fundamentais: crescimento económico, protecção ambiental e inclusão social.



Notícias Relacionadas:

2004-07-01 - Tecnologia e investigação no centro da presidência holandesa da EU

2004-05-18 - Conselho Europeu avança propostas para fixação de investigadores