A relação dos artistas de música com a Internet ao longo dos tempos não tem sido pacífica. Muito é o medo de que o sistema de compensações instalado desapareça ou dê lugar a outro menos lucrativo, embora toda a gente se queixe do actual.



Mas face a uma "confirmação cada vez mais indesmentível" de que a música tem mesmo de aprender a lidar com a Internet, já se podem enumerar algumas posições corajosas que rasgam com as regras pré-definidas e avançam sem medo para um, ainda, mundo desconhecido. Os Radiohead foram uma das bandas a fazê-lo com maior visibilidade, quando disponibilizaram online o álbum In Rainbows de forma gratuita e com um significativo avanço, face ao lançamento de versões físicas do trabalho.



Não se conhecem bem os resultados do esforço, mas a banda garante que foram positivos e o certo é que, quando foi lançado, o álbum ocupou durante semanas a liderança dos tops de vendas. Os Coldplay também experimentaram a receita, primeiro com a disponibilização de um single no seu site e depois com todo o álbum acessível no seu MySpace. Ainda lá pode ser ouvida, embora não possa ser descarregado. Mas há outras borlas que ainda estão acessíveis.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452974.gif


Nine Inch Nails é um exemplo. O americano promete para este mês de Julho o lançamento de CDs e edições em vinil do novo álbum, mas antes quis agradecer aos fãs pelo suporte à banda e demonstrou-o com o lançamento gratuito do novo disco no site, local onde também podem ser feiras reservas para edições em disco e edições limitadas do trabalho.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452976.gif


Até os Metallica, que irritaram muitos fãs ao tomar uma posição clara contra o Napster, na altura em que o site de música ainda não estava convertido às regras dos direitos de autor, incorporaram os benefícios das novas tecnologias e criaram novas formas de contacto com o público…e de vender. Voltando a provar que a velha guarda acha pouca piada a oferecer os resultados do seu trabalho na Internet, a banda de James Hetfield e Lars Ulrich consegue na mesma satisfazer os fãs, quando em Mission Metallica lhes dá a hipótese de terem acesso antecipado ao novo disco, que só será lançado em Setembro, em várias configurações e preços. No canal oficial de downloads há mais. Os Metallica já garantiram que as passagens por Lisboa deixam marca e provaram-no ao escolher temas do concerto do Rock in Rio para integrar a loja Live do site, onde estão um conjunto de temas tocados ao vivo.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452975.gif


Com uma perspectiva muito idêntica à dos Metallica no que toca à música na Internet, Madonna também tem sido cautelosa com este novo mundo e optado por fazer o possível para manter as tradicionais regras do jogo. Mas também no caso da cantora as cedências são cada vez mais visíveis. Como se sabe não há muitas grátis para download, mas todos os discos anteriores da cantora podem ser ouvidos no site, faixa a faixa. Estão também disponíveis vários vídeos e a possibilidade de comprar o novo Hard Candy, que teve lançamento antecipado nos telemóveis da Vodafone.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452972.gif


Os Iron Maiden fazem a excepção à regra na relação entre velha guarda e disponibilização gratuita de discos na Internet e dão acesso sem pagar a um novo álbum que junta os melhores temas da banda, Somewhere back in time. Importa no entanto sublinhar que aqui não estão em causa temas originais. É um regresso ao passado com potencial para a aguçar o gosto por novos temas, esses provavelmente, com preço tabela.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452973.gif


Esta mesma receita usam os portugueses Santos e Pecadores, com um estilo de música "ligeiramente" diferente daquele que caracteriza as bandas anteriores. A banda de Olavo Bilac juntou alguns dos temas mais conhecidos do grupo e colocou-os na Internet com acesso gratuito. É só chegar e levar. Há Livre Trânsito, como indica o nome do álbum e da iniciativa que, pelo menos até agora, não serviu de incentivo a outros artistas portugueses.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452977.gif

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.