Um inquérito conduzido pelo Instituto Nacional de Estatística indica que, em 2007, cerca de 95 por cento das empresas com mais de nove trabalhadores utilizavam computador e 90 por cento possuíam acesso à Internet e correio electrónico. Nestas empresas a taxa de penetração da banda larga é de 76,9 por cento.



A tendência, tanto na utilização do computador como nos acessos de banda larga é tanto maior quanto maior é o número de trabalhadores da empresa, apurou o INE indicando que nas companhias com mais de 250 trabalhadores a taxa de penetração destes indicadores foi quase sempre de 100 por cento.



A DSL é a tecnologia mais utilizada já que se encontra presente em 76,2 por cento das empresas que possuem ligação à rede, enquanto que os modems analógicos estão presentes em 21 por cento das companhias inquiridas. Por seu turno, os acessos dedicados e por cabo são utilizados em 9,5 e 6,9 por cento das empresas, respectivamente. O INE verificou ainda que a segurança é uma preocupação para as empresas já que 84,7 por cento das analisadas possuem sistemas de protecção nos equipamentos contra ameaças externas.



Analisando os números tendo em conta a dimensão das empresas e a sua actividade económica, verifica-se que 97 por cento das grandes empresas, cerca 89 por cento das médias e 74,3 por cento das pequenas empresas acedem à rede através de banda larga.



Estes acessos são mais comuns junto das empresas ligadas às actividades financeiras (94,7 por cento), aos transportes, armazenagem e comunicações (89,4 por cento) e em outras actividades de serviços colectivos, sociais e pessoais (98,9 por cento). Em contrapartida, no sector da construção assistiu-se a uma implementação da banda larga inferior à média, já que apenas 64,9 por cento das companhias deste segmento incluem este tipo de acessos.



Por fim, o INE destaca que 80,7 por cento do total das empresas com ligação à Internet interagiram, no ano passado, com entidades governamentais através da rede. Esses contactos foram mais frequentes quanto a dimensão da empresa: 78,6 por cento das pequenas empresas, 91 por cento das médias e 97 por cento das grandes.



Essa interacção foi na sua maioria para preenchimento ou submissão online de formulários e impressos - 73,5 por cento -, obtenção de informações (73,4 por cento) e para a obtenção de formulários e impressos (72,6 por cento).



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