O escândalo de espionagem divulgado por Edward Snowden precipitou todo um conjunto de alterações, também ao nível da mentalidade, nos internautas e nas empresas tecnológicas. Para aumentar ainda mais a transparência relativamente aos utilizadores a Apple, a Microsoft, o Facebook e a Google vão alertar as pessoas quando as suas contas forem alvo de pedidos de informação das autoridades nacionais.



Esta atitude “desafiante”, como lhe chama o The Washington Post, está a deixar as autoridades norte-americanas em sobressalto. Acredita-se que com os avisos dados pelas tecnológicas muitos criminosos terão oportunidade de fugir às investigações através da destruição de provas e da criação de esquemas para fugir às malhas da lei.



Os termos de utilização das empresas, que vão ser atualizados no breve termo, dizem no entanto que caso o pedido de dados feito pela justiça peça explicitamente “sigilo”, o mesmo não será comunicado aos utilizadores, tal como tem acontecido até agora.



Um estudo publicado pela União Europeia no final de 2013 mostrava que a confiança das pessoas nas tecnológicas tinha ficado minada, motivado pelo escândalo de espionagem, sendo que em determinada altura passou-se a ideia de que as empresas cooperavam com a NSA – algo que viria a ser fortemente desmentido.



Com esta medida as empresas querem recuperar a confiança dos utilizadores, mas levanta-se o receio de que criminosos possam fugir sem punição. De acordo com o jornal norte-americano, nos casos em que o sistema de aviso já é usado, os procuradores acabam por desistir da investigação.



Um advogado de uma sociedade norte-americana que trabalha com empresas tecnológicas diz que atualmente vive-se um clima de competição de transparência. O Twitter há muito que tem adotado a tática de aviso dos utilizadores, algo que a Yahoo! também já faz, mas que em breve pode ser uma atitude mais “tradicional”.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico