"O Telegram, do ponto de vista da segurança nacional, é definitivamente um problema. É preciso entender isso. Sou absolutamente contra a opressão da liberdade de expressão, mas isto já é demais. No nosso país, qualquer pessoa pode criar um canal, começar a escrever nele o que quiser e, quando alguma coisa começa a ser feita, resguardam-se na liberdade de imprensa", afirmou Budanov, citado pela agência Europa Press.

No início desta semana, o parlamento ucraniano registou um projeto de lei para regular plataformas de trocas de mensagem em larga escala, como o Telegram.

O texto do documento, segundo a agência noticiosa, que cita a congénere ucraniana Ukrinform aponta que estas plataformas podem ser "associadas a um Estado agressor".

Hackers russos reivindicam ciberataque contra operadora ucraniana com 24 milhões de clientes
Hackers russos reivindicam ciberataque contra operadora ucraniana com 24 milhões de clientes
Ver artigo

Ainda assim, Budanov admitiu que o Telegram também pode ser utilizdo pelas autoridades ucranianas para a difusão de informação para a população que vive em territórios temporariamente ocupados pela Rússia, como Donetsk, Lugansk, Kherson ou Zaporíjia -- anexadas por Moscovo em 2022 -- ou a península da Crimeia.

"O mais interessante do Telegram é que toda a gente o lê. Em muitos aspetos, tem um efeito destrutivo na Ucrânia, mas também é graças a ele que é possível comunicar algo às pessoas nos territórios ocupados", apontou Budanov.