A Google diz que as contas inativas têm 10 vezes mais probabilidade de não ter os parâmetros de segurança em funcionamento, incluindo a autenticação de dois fatores que a empresa tem vindo a implementar, e que isso é um risco, podendo levar a roubo de identidade ou divulgação de conteúdo malicioso. Por isso está a tecnológica que tem mais de 4,3 mil milhões de contas registadas entre os vários produtos, está atualizar as suas políticas para os acesso que não são usados.

Até final do ano, todas as contas que não tenham sido usadas nos últimos dois anos no Gmail, YouTube, Google Photos ou Workspace vão ser apagadas. Isso vai permitir "arrumar a casa" mas também libertar nomes de utilizadores que estavam indevidamente ocupados e que poderão ser registados em novas contas, embora a Google não o tenha confirmado.

Os dados do Semrush indicam a Google tem mais de 4,3 mil milhões de utilizadores, um número que combina vários serviços cruzados. Só o Gmail terá mais de 1,8 mil milhões de utilizadores ativos, enquanto o YouTube tem 2,6 mil milhões. 

Um post no blog da empresa mostra que os requisitos mínimos para manter uma conta ativa no Gmail são ler ou enviar uma mensagem, usar o Google Drive, assistir a um vídeo no YouTube, instalar uma aplicação da Google Play Store ou fazer uma pesquisa com a conta logada no browser ou telemóvel.

A partir de dezembro de 2023, as contas que forem consideradas inativas vão ser desativadas e o conteúdo associado será apagado. Mas nos próximos meses a Google vai enviar várias notificações de alerta para que os utilizadores tenham tempo de reativar as suas contas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.