
O TikTok tem novas funcionalidades para ajudar o bem-estar mental dos utilizadores, sobretudo dos mais jovens. Os exercícios de meditação guiados, lançados como teste na aplicação da rede social, parecem ter sido bem-recebidos pelos jovens. Estes encorajavam os utilizadores a desligar o TikTok durante a noite. “Durante os nossos testes, 98% dos jovens mantiveram a experiência de meditação ligada”.
A investigação do TikTok mostrou que uma meditação “mindful” pode melhorar a qualidade do sono às pessoas de qualquer idade. E por isso, a rede social vai expandir a funcionalidade Sleep Hours para todos os utilizadores, independentemente da sua idade. Mas para quem tem menos de 18 anos, esta estará ligada por defeito. Isto significa que se um adolescente tentar utilizar o TikTok depois das 22 horas, o feed “For You” será interrompido por um exercício guiado de meditação, ajudando a reduzir a atividade durante a noite.
Ainda assim, se o jovem decidir passar tempo adicional na rede social depois do primeiro alerta, ainda será enviado um segundo aviso, mais difícil de desligar, ocupando todo o ecrã. Os adultos podem desligar o Sleep Hours a qualquer hora, a partir das definições da opção Screen Time.

Paralelamente à nova funcionalidade, o TikTok diz que está a doar 2,3 milhões de dólares em créditos de anúncios a 31 organizações de saúde mental em 22 países, como parte do programa de fundos Mental Health Education Fund. Em combinação com o treino oferecido pelo TikTok, este fundo pretende ajudar as organizações a criar conteúdos mais informativos e apelativos sobre saúde mental para todas as audiências a nível global.
As medidas do TikTok surgem numa altura em que a rede social continua a ser acusada de não resolver os problemas relacionados com a saúde mental e física dos jovens. A Amnistia Internacional realizou em 2023 uma investigação que concluiu que no feed "Para ti" do TikTok as crianças e jovens utilizadores corriam o risco de serem atraídas para um "buraco negro" tóxico de conteúdos relacionados com a depressão e o suicídio. Problemas que diz ainda hoje não terem soluções específicas.
A organização alerta mesmo para a possibilidade de haver impacto no bem-estar mental, particularmente dos utilizadores mais jovens, associado a conteúdo concentrado relacionado com dietas extremas e conteúdo relacionado com a imagem corporal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Sem motivação para alcançar os seus objetivos? BeeDone transforma a rotina de maneira divertida -
Site do dia
InstaCharts: uma ferramenta online para criar visualizações de dados instantâneas -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários