O desejo de mudança do atual estado da Internet por parte criador da World Wide Web já não é novidade. Mas, agora, e através da sua startup Inrupt, Tim Berners-Lee quer expandir os seus planos e lançar projetos-piloto para desenvolver "uma plataforma tecnológica de qualidade". Para isso, conta com uma equipa reforçada.

Tim Berners-Lee quer a ajuda de todos para tornar a internet melhor
Tim Berners-Lee quer a ajuda de todos para tornar a internet melhor
Ver artigo

O anúncio foi feito num post do blog da empresa, onde Tim Berners-Lee deixa claro o seu objetivo: "Para que todos experienciem o verdadeiro valor da web que estamos a construir precisamos de abordar os problemas recorrentes relacionados com a privacidade, confiança e segurança", escreve na publicação. Mas de que forma a startup quer garantir esta premissa?

Para fazer face a estes desafios, a Inrupt contratou cinco especialistas na área da tecnologia, incluindo Bruce Schneier, "guru" de segurança e autor de vários livros. Para além disso, a startup está ainda a trabalhar com a Greater Manchester Combined Authority no Reino Unido, para testar uma aplicação que pretende digitalizar os registos de saúde das crianças até aos 2,5 anos de idade.

Numa entrevista ao Financial Times, Bruce Schneier disse acreditar na visão de Tim Berners-Lee de criar um novo modelo de dados distribuídos para desafiar o "feudalismo digital" das gigantes tecnológicas. “O problema é que não podemos controlar os nossos dados, já que estão integrados em computadores que pertencem a muitas pessoas", afirmou.

A Inrupt foi fundada em 2017 por Tim Berners-Lee e John Bruce, para desenvolver o Solid, um projeto open source que pretende “restaurar o equilíbrio”, dando aos utilizadores o controlo total dos seus dados, pessoais ou não. Mais recentemente, e depois de o criador da WWW ter apresentado em 2018 a sua visão sobre a necessidade de corrigir o que está errado com a Internet, o "Contrato para a Web" tornou-se oficial. Ao todo são 76 cláusulas que pretendem corrigir tudo o que está errado na Internet e a fundação conta com apoio das gigantes tecnológicas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.