Aquele que é por muitos considerado o pai da World Wide Web revelou que as duas barras usadas nos endereços de Internet são desnecessárias. Pelo erro pede desculpa.
Tim Berners-Lee, em entrevista ao The New York Times, assegura que não há nenhuma razão para a opção por estes símbolos para "compor" o URL, logo a seguir ao http:.
O actual director do Consórcio W3C admite que os dois símbolos podiam ter sido substituídos por quaisquer outros e acrescenta que na altura em que a opção foi feita não anteviu os inconvenientes que esta poderia representar.
A ideia de usar as duas barras (//) era de assegurar a separação entre a designação do protocolo e o endereço propriamente dito. Hoje diz que só uma barra faria o mesmo efeito.
"Naquele momento pareceu-nos uma boa ideia". Hoje percebe que é apenas mais um contributo para tornar o endereço desnecessariamente longo, detalhou num simpósio citado pela imprensa internacional.
Hoje este prefixo de qualquer morada electrónica é, quase sempre, dispensado pelos browsers, que levam o utilizador ao destino com o www, ou directamente pela morada, como com tek.sapo.pt.
Nota da Redacção: A notícia foi corrigida numa gralha indesculpável no nome de Tim Berners-Lee, que foi bastante comentada pelos nossos leitores e tardiamente detectada pela redacção.
Ao corrigir o título perderam-se os comentários, mas pedimos desde já desculpa a todos os leitores por esta falha.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários