Os dados são do estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2019, realizado pela Marktest Consulting, onde o pódio dos principais influenciadores digitais em Portugal é todo preenchido por mulheres. A cantora e atriz Mia Rose, a blogger A Pipoca Mais Doce e a humorista Bumba na Fofinha são as personalidades que mais portugueses dizem conhecer no inquérito realizado.

No estudo foi realizado em fevereiro a mais de 1.300 pessoas a quem foi apresentada uma lista de 39 nomes de influenciadores digitais. Mia Rose foi a personalidade que mais entrevistados neste estudo reconheceram, com 48,1% de notoriedade sugerida, enquanto a Pipoca Mais Doce (43,7%) e Bumba na Fofinha (42,1%) ocupam as posições seguintes.

Cristiano Ronaldo é quem mais fatura no Instagram na Europa. E está em 3º lugar no mundo
Cristiano Ronaldo é quem mais fatura no Instagram na Europa. E está em 3º lugar no mundo
Ver artigo

Já no que respeita à empatia ou identificação gerada pelos influenciadores digitais junto dos portugueses, o youtuber de tecnologia Bernardo Almeida foi o que registou o melhor resultado, com 7.39 pontos (numa escala de 1 a 10) entre os inquiridos que referiram conhecê-lo. Neste critério, as youtubers de beleza Alice Trewinnard e Sara Ferreira ocuparam as posições seguintes.

Curiosamente, embora a maioria dos inquiridos refira não ter o hábito de visitar ou seguir blogs ou vlogs, entre os que o costumam fazer os temas preferidos são o humor, o entretenimento e o lifestyle. O blog A Pipoca Mais Doce ­foi indicado de forma espontânea pelos inquiridos (sem sugestão de respostas) como o mais visitado.

Cristiano Ronaldo continua a ter o recorde da figura pública portuguesa com maior número de fãs nas várias redes sociais onde marca presença. O futebolista da Seleção Nacional e da Juventus tem cerca de 121 milhões de fãs no Facebook e mais de 164 milhões de seguidores no Instagram. No Twitter, Ronaldo também lidera com cerca de 78 milhões de seguidores.

O fim da internet, canais apagados do YouTube, apelos à revolução, absurdos e confusão instalada por causa do Artigo 13
O fim da internet, canais apagados do YouTube, apelos à revolução, absurdos e confusão instalada por causa do Artigo 13
Ver artigo

É no Youtube que Cristiano Ronaldo está "em baixo de forma", ocupando apenas a sexta posição, com 1,3 milhões de subscritores. Nesta rede social, o influenciador digital português com mais subscritores é Sirkazzio (Anthony Sousa) que tem mais de 5 milhões de seguidores.

A Marktest refere que o Youtube é a plataforma com um top mais diferenciado das restantes redes e onde os digital influencers têm maior número de presenças. Nesta rede, além de Sirkazzio destacam-se também os youtubers D4rkframe (António Luís Ramos), com 4,6 milhões de subscritores, Wuant (Filipe Morgado Borges), com 3,5 milhões e Fer0m0nas (Miguel Campos) com 3,3 milhões.