O ex-presidente norte-americano Donald Trump dirigiu-se diretamente ao Conselho de Supervisão do Facebook com um pedido de regresso à rede social. O perfil de Trump foi bloqueado por várias redes sociais já na fase final do mandato, quando o ex-presidente tentava convencer o mundo que os resultados das eleições que deram a vitória a Joe Biden eram uma fraude.

Segundo o canal de notícias Channel 4, o empresário terá agora apelado, ele próprio, às mais altas instâncias da rede social criada por Mark Zuckerberg, com a intenção de ver anulado o bloqueio da sua página pessoal. 

O pedido foi dirigido ao Conselho de Supervisão da empresa, que é constituído por duas dezenas de altas individualidades de diferentes quadrantes profissionais e pontos do mundo. A confirmação do pedido, que ainda não foi comentado por Trump nem por ninguém da sua equipa, foi feita por um dos membros do comité, Helle Thorning-Schmidt. O antigo primeiro-ministro dinamarquês também adiantou ao canal, que a rede social recebeu já milhares de comentários públicos sobre o tema. 

A semana em que as redes sociais bloquearam Trump: Presidente tenta “escapar”, mas alternativas estão a ser suspensas
A semana em que as redes sociais bloquearam Trump: Presidente tenta “escapar”, mas alternativas estão a ser suspensas
Ver artigo

Já se sabia que o Conselho de Supervisão do Facebook estava a analisar a decisão de bloquear permanentemente o acesso do ex-presidente à rede social. O anúncio que a decisão ia ser reapreciada foi feito no dia 21 de janeiro pelo organismo criado no ano passado, que já deliberou sobre cinco casos. Em quatro contrariou as decisões da rede social, noutro confirmou. O prazo máximo previsto para cada deliberação, que é irreversível, é de 90 dias. 

A decisão do Facebook, extensivel ao Instagram, foi tomada após a invasão do Capitólio no dia 6 de janeiro por apoiantes de Trump, instigada pelo ex-presidente também através das redes sociais, onde foi publicando acusações de fraude e onde acabou por partilhar um vídeo da invasão. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.