Esta terça-feira, Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, foi acusado de 34 crimes em tribunal. Embora possa significar “más notícias” para o antigo presidente, a acusação formal fez com que o tráfego na Truth Social, a sua rede social, lançada em fevereiro do ano passado, disparasse.

De acordo com dados avançados pela Similar Web, quando começaram a surgir notícias de que Donald Trump seria formalmente acusado em tribunal, o tráfego na Truth Social aumentou. No entanto, a subida não foi tão grande quanto aquela que se registou quando o próprio ex-presidente partiu para a rede social para revelar que a acusação estaria iminente.

A 18 de março, quando Donald Trump anunciou na rede social que seria indiciado em breve, o tráfego registou uma subida de 140% em comparação com aquele que se tinha vindo a registar ao longo deste ano, com cerca de 398.000 visitas diárias por parte de utilizadores nos Estados Unidos.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Já a 31 de março, quando se soube que o ex-presidente seria formalmente acusado, houve uma subida de 70% no tráfego registado na rede social, com 314.000 visitas diárias de utilizadores nos Estados Unidos.

Segundo estimativas da SimilarWeb, que têm em conta dados de uso da Truth Social nos Estados Unidos, ainda em fevereiro, as versões para iOS e Android da Truth Social tinham registado cerca de 839.000 utilizadores mensais ativos. Já o website da rede social alcançou perto de um milhão de visitas únicas.

As estimativas preliminares indicam que, em março, a rede social teve um total de 5,8 milhões de visitantes mensais, depois de 4,5 milhões em fevereiro. O pico de visitas mensais foi atingido em agosto do ano passado, com 9,8 milhões.