A plataforma Tumblr alberga oficialmente cem milhões de blogues, um número que faz deste serviço uma das redes sociais com mais sucesso da atualidade. Na comemoração deste registo a empresa revelou também que já foram feitas 44,6 mil milhões de publicações desde que o serviço foi lançado em 2007.

O Tumblr atinge esta marca um ano depois de ter ultrapassado as 50 milhões de páginas registadas, números que mostram que a plataforma está em franca expansão junto dos utilizadores. A última contagem registada pelo TheNextWeb foi feita a 3 de março deste ano e registava 93 milhões de blogues - no espaço de três semanas foram criadas sete milhões de páginas novas.

Com o dobro dos utilizadores vieram o dobro das publicações, que rondavam a casa dos 20 mil milhões em março do ano passado. O serviço tem registado diariamente uma média de 80 milhões de partilhas de links, fotografias, citações ou vídeos.

[caption]Tumblr[/caption]
No serviço também considerado como uma plataforma de microblogues, à semelhança do Twitter, as imagens e fotografias têm predominância sobre os restantes conteúdos partilhados. A plataforma tem evoluído de maneira a que possa haver partilha de conteúdos para a página pessoal a partir de qualquer sítio de Internet e até email recebido.

Pela componente "imagética", onde os GIFs também são reis, o Tumblr é assolado por várias contas que promovem os conteúdos pornográficos e que se tornam um problema já que uma boa parte dos utilizadores são adolescentes.

O serviço está disponível em 12 línguas, uma das quais o português, e é no continente americano que existe a maior parte dos blogues registados, com destaque para os EUA e Brasil.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico