A TV Cabo deu hoje oficialmente início ao Premier, o seu serviço de video on demand, comparável pelo operador de cabo a um "videoclube da Internet de banda larga".



Enquadrado na estratégia de evolução do Speedy, o canal de banda larga do Sapo, o novo serviço está disponível no endereço http://premier.netcabo.pt e permite visionar conteúdos vídeo a partir de computador próprio ou alheio, nomeadamente filmes, reportagens ou documentários, a um custo entre os 0,5 e os 1,5 euros (ou entre os 100 e os 300 escudos).



Para o visionamento dos vídeos, os utilizadores deverão proceder ao seu registo a partir do site, após o qual lhes será atribuída uma password. O usufruto do serviço Premier implica ainda a instalação do Windows 98, ME, 2000 ou XP no PC, bem como a versão 7.1, ou superior, do Windows Media Player. Segundo o responsável pela New Value, empresa que desenvolveu a plataforma Premier com a TV Cabo, em conferência de imprensa, os detentores de computadores Apple estão a ter alguns problemas no acesso ao Premier.



Após o pagamento do serviço - através do cartão MBNet, único método de pagamento actualmente disponibilizado - , o utilizador poderá fazer o download do vídeo para o computador visado. Os internautas poderão ter os vídeos à sua disposição durante um período que varia entre as 24 e as 72 horas e neste espaço de tempo, o vídeo em questão poderá ser visualizado as vezes pretendidas - à semelhança do que acontece num clube de vídeo com existência real. A construção da plataforma teve em conta a protecção de cópia, pelo que os vídeos não poderão ser passados a terceiros.



Para cada vídeo alugado há um período de 5 dias para efectuar o respectivo download. Após o início do primeiro download, é fornecido um período de 2 horas para a sua finalização. Como por vezes os conteúdos apresentados são muito pesados, o processo de download dos mesmos foi repartido em várias partes.



Na fase de lançamento estão disponíveis conteúdos vídeo subordinados a vários temas entre os quais criança, viagens, desporto, SIC Filmes, adultos e horóscopo 2002, alguns dos quais oferecem a hipótese de pré-visualização. A TV Cabo promete "evolução constante" no serviço, prevendo para breve o lançamento de outras secções como canais de televisão, transmissões em directo e outros serviços relacionados.



O Premier foi desenvolvido pela TV Cabo em parceria com a empresa New Value sobre a Digital Right Management da Microsoft e tem como parceiros para a área dos conteúdos a SIC, Onda Vídeo, Duvideo, a Panavideo, Gespor, Zoo de Lisboa, entre outros.



Embora não façam previsões, os responsáveis da TV Cabo afirmaram que até agora, e durante as duas semanas de período de pré-lançamento o Premier reuniu 3.500 inscrições, que originaram o pedido de download de 700 vídeos.



Em conferência de imprensa Pedro Salas Pires, administrador da TV Cabo, adiantou ainda que o serviço de acesso à Internet da TV Cabo reúne actualmente 210 mil utilizadores, representativos, segundo o mesmo responsável, de 35 por cento da quota de mercado do acesso pago em Portugal.



Notícias Relacionadas:

2001-12-03 - Serviço NetCabo da TV Cabo é alvo de abaixo-assinado

2001-11-10 - Número de utilizadores NetCabo calculado em duzentos mil