A Twitch eliminou mais de 7,5 milhões de bots da sua plataforma. De acordo com a empresa, estes eram responsáveis por aumentar o engagement de alguns vídeos, inflacionando, em consequência, os números de alguns utilizadores.

De acordo com a tecnológica, os bots não eram propriedade de nenhum indivíduo. A maioria foi descoberta com a ajuda de um software de machine learning que deverá continuar alocado à missão de encontrar outros bots.

Os bots são responsáveis por um fenómeno que a Twitch apelidou de "engagement falso" (inflação artificial das estatísticas de visualização e interação dos canais), o que vai contra os termos de utilização da plataforma.

Na prática, estes bots simulam utilizadores verdadeiros, ludibriando a plataforma. Ao serem direcionados, em massa, para vídeos, aumentam o registo de espectadores exponencialmente. Os bots podem também subscrever canais, o que resulta num problema semelhante

Muitas vezes, estes bots não atuam a mando dos proprietários das contas visadas. Existem várias queixas feitas por streamers que receberam dezenas de milhares de seguidores numa questão de horas. No caso da streamer britânica, Brittany "MTGNerdGirl" Hamilton, foram mais de 70 mil. O problema tomou outros contornos quando os bots começaram a enviar mensagens automáticas de teor sexista. A Twitch ainda não endereçou o caso.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.